quarta-feira, 22 de outubro de 2014

QUANDO TODA A IMPRENSA VIROU PUBLICIDADE.


Na campanha eleitoreira das eleições 2014, foi usada a estratégia de conta gotas, isso mesmo, um pouquinho mais do mesmo todos os dias, assim, o paciente vai assimilando melhor a informação que recebe, não rejeita porque a dose não é cavalar (não promove vômitos) e confere credibilidade - a informação quando vem lentamente é assimilada à realidade do indivíduo como sendo verdade.
Assim são os dados de marketing, quando toda a sociedade passa a crer no mesmo lentamente, temos a construção (branding) ou desconstrução (unselling) de uma imagem.



É mais ou menos assim - um nutricionista declara recentes descobertas de que ovo faz mal. Então, o Fantástico noticia que o ovo "faz mal". Durante as próximas semanas, todos no seu trabalho diminuirão o ovo porque ouviram falar que "faz mal". E agora que a reputação do ovo já está bem manchada, só precisamos, vez ou outra, noticiar pessoas que morreram comendo ovo, ainda que o causador da morte não tenha sido o ovo em si e sim, maionese com salmonella. *pessoalmente, não como ovos porque sei o quanto ele faz mal para os animais. Acesse >> PAREI

Mas, se fomos melhor pagos por uma granja, podemos reconstruir a imagem do ovo novamente, mostrando primeiramente a descoberta de um 'NOVO OVO' sem colesterol e o plano inverso do anterior. Propaganda e Marketing é bárbaro!!! - Psicologia, semiótica, linguagem persuasiva...



Nas eleições 2014, fomos metralhados com todo tipo de "medos" elaborados pelo MKT tucano que repetiu eloquentemente slogans eleitoreiros - que os petistas eram comunistas, que *Cuba era comunista, que FHC inventou o real, que a corrupção - que teve seu primeiro registro fundamentado na Grécia antiga e alimentada por 1900 anos pelo cristianismo e outros 488 no Brasil por ditadores -, havia sido inventada no PT, lemos sobre médicos cubanos serem despreparados, sobre o socialismo estar afundando o país, sobre inchaço da máquina pública, sobre bolsa vagabundo.... Foram tantas tentativas infames de manchar a reputação de Lula e Dilma, que os petistas se calaram à Copa inteira. "Todo mundo achando que ovo faz mal"

A onda de agressão encorajou jovens a chamarem de PTralhas qualquer um que não repetisse o slogan "saúde, escola, educação", ameaçando petistas inbox com um grau de marginalidade virtual que oprimia todos aqueles que ousassem se expressar contrários (eu mesma coleciono ameaças). 

Em seguida, surgiu os espancamentos incitados por "jornalistas" que defendiam "pessoas do bem" (quem são elas?). Os constrangimentos promoviam o silêncio e assim, a moda era falar mal do PT; bastava uma tentativa de falar algo contrário à onda da PTfobia para sofrer cyberbullying.

A presidente vaiada - neste dia não pude me conter de vergonha. Estes mesmos que vaiaram um ser humano íntegro (pelo menos até onde se sabe, Dilma não possui nenhum desvio pessoal ou moral de conduta), ilogicamente, queriam eleger um traficante investigado pela polícia federal. Com qual ideologia política? "Fora PT!" - isso não é ideologia, é desconstrução de imagem - ovo faz mal à saúde - exatamente igual.

Tudo tão incoerente que ficou claro que o público alvo da campanha eleitoreira tucana eram crianças e adolescentes.


Estamos quase na reta final das eleições presidenciais 2014. Falta apenas uma semana para a decisão. Ao que tudo indica, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, irá vencer a campanha de desconstrução da imagem. Ao candidato da oposição restou, apenas, uma reputação de traficante, jogou sujo, usou marketing subliminar, censurou a comunicação, enquanto o PT usava como slogan 'a verdade vai vencer a mentira'.

Espero que as pessoas "voltem a ser pessoas" e não simples instrumentos manipuláveis do marketing político. E que as plataformas políticas nas próximas vezes não joguem tanto com o mental e o emocional das pessoas. Não somos o Tabilan!!! Deixem nossos jovens nas baladas e não, recrutados, cheios de ódio, agredindo o seu entorno duramente, em defesa de ditadores, estelionatários e traficantes.

Alguém é capaz de adivinhar os comentários que virão embaixo deste artigo? >> "PTralha, volta pra Cuba, Mal Informada..."
É tanto barulho por nada.



*Agora Cuba, essa verdadeira vilã mundial, está, na visão do New York Times, dando a ajuda mundial mais robusta contra o ebola. Será que os médicos fizeram o "Revalida" para provar que são capazes? Será que há estrutura para o exercício da medicina na África, para onde os médicos cubanos se dispõem a ir combater o vírus? Se você é daqueles que pensa que "ah, mas é uma emergência", pense que para os lugares inacessíveis do Brasil, onde médicos brasileiros não querem trabalhar, as pessoas passam por emergências diariamente - e morrem por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário